quinta-feira, 24 de maio de 2012

Dia de Los Muertos (Dia dos Mortos)







Quer 1 igual p/vc?
Então, me escreva: dias.prd@gmail.com






Quer 1 igual p/vc?
Então, me escreva: dias.prd@gmail.com






Quer 1 igual p/vc?
Então, me escreva: dias.prd@gmail.com




Quer 1 igual p/vc?
Então, me escreva: dias.prd@gmail.com






Quer 1 igual p/vc?
Então, me escreva: dias.prd@gmail.com



Quer 1 igual p/vc?
Então, me escreva: dias.prd@gmail.com



Projetos (Photoshop)

No México, o Dia dos Mortos é uma celebração de origem indígena, que honra os defuntos no dia 2 de novembro. Começa no dia 1 de novembro e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos. Além do México, também é celebrada em outros países da América Central e em algumas regiões dos Estados Unidos, onde a população mexicana é grande. AUNESCO declarou-a como Patrimônio da Humanidade.
As origens da celebração no México são anteriores à chegada dos espanhóis. Há relatos que os astecasmaiaspurépechasnáuatlestotonacas praticavam este culto. Os rituais que celebram a vida dos ancestrais se realizavam nestas civilizações pelo menos há três mil anos. Na era pré-hispânica era comum a prática de conservar os crânios como troféus, e mostrá-los durante os rituais que celebravam a morte e o renascimento.
O festival que se tornou o Dia dos Mortos era comemorado no nono mês do calendário solar asteca, por volta do início de agosto, e era celebrado por um mês completo. As festividades eram presididas pela deusa Mictecacíhuatl, conhecida como a "Dama da Morte" (do espanhol: Dama de la Muerte) - atualmente relacionada à La Catrina, personagem de José Guadalupe Posada - e esposa deMictlantecuhtli, senhor do reino dos mortos. As festividades eram dedicadas às crianças e aos parentes falecidos.
É uma das festas mexicanas mais animadas, pois, segundo dizem, os mortos vêm visitar seus parentes. Ela é festejada com comida, bolos, festa, música e doces preferidos dos mortos, os preferidos das crianças são as caveirinhas de açúcar.

Transformação do ritual


Altar mexicano do Dia dos mortos
Quando os espanhóis chegaram à América no século XVI, se aterrorizaram com esta prática, e no intento de converter os nativos, fizeram as festividades coincidirem com as festividades católicas do Dia de Todos os Santos e o Dia dos Fiéis Defuntos. Os espanhóis combinaram seus costumes com o festival centro-americano criando um sincretismo religioso que deu lugar ao atual Dia dos Mortos.
Um dos estados mexicanos que mais representam este sucesso é Michichoanca.

[editar]Características

Nas festividades, encontra-se aspectos oriundos tanto dos antigos habitantes centro-americanos, como também, características modernas, adquiridas do contato com a cultura dos colonizadores.

[editar]Caveirinhas

Chamam-se assim tanto as rimas ou versos satíricos como as gravuras que ilustram caveiras disfarçadas, descritas a seguir:
  • Rimas, também chamadas "caveiras", são na realidade epitáfios humorísticos de pessoas ainda vivas que constam de versos onde a morte personificada brinca com personagem da vida rela, fazendo alusão a alguma característica peculiar da pessoa em questão. Terminar com frases onde se expõe que o levarão à tumba. É muito comum dedicar as "caveirinhas" a pessoas públicas, em especial a políticos que estejam no poder. Em muitos casos, a rima fala do aludido como se estivesse morto.
  • Gravuras (litografias), geralmente do mestre José Guadalupe Posada, ainda que não desenhou especificamente para o Dia dos Mortos, eram caricaturas que colaborava em diferentes publicações no princípio do século XX no México, que eram usadas nestas datas por sua alusão à morte festiva, tal qual La Catrina.

[editar]Símbolos


Caveira dos Dia dos Mortos feita comaçúcarchocolate, e amaranto
  • Caveiras de doce. Têm escritos os nomes dos defuntos (ou em alguns casos de pessoas vivas, em forma de brincadeira que não ofende em particular o aludido) na frente. São consumidas por parentes e amigos.

Pan de muerto (pão de morto), comida típica do feriado
  • Pan de muerto (do espanhol: pão de morto). Prato especial do Dia dos Mortos. É um pão doce enfeitado com diferentes figuras, desde simples formas redondas até crânios, adornados com figuras do mesmo pão em forma de osso polvilhado com açúcar.
  • Flores. Durante o período de 1 a 2 de novembro as famílias normalmente limpam e decoram as tumbas com coloridas coroas de rosas, gira-sóis, entre outras, mas principalmente de margaridas, as quais acredita-se atrair e guiar as almas dos mortos. Quase todos os sepulcros são visitados.
  • A oferenda e as visitas. Acredita-se que as almas das crianças regressam de visita no dia1º de novembro, e as almas dos adultos no dia 2. No caso de não poder visitar a tumba, seja porque a tumba não exista, ou a família esteja muito longe para visitá-la, também são feitos altares nas casas, onde se põe as ofertas, que podem ser pratos de comida, o pan de muerto, jarras de água, mezcaltequilapulque ou atole. cigarros e inclusive brinquedos para as almas das crianças. Tudo isto se coloca junto com retratos dos defuntos rodeados de velas.

[editar]Altar dos Mortos


Altar tradicional do Dia dos mortos
Os materiais comumente usados para fazer um altar para o Dia dos Mortos têm um significado, e são os seguintes:
  • Retrato da pessoa lembrada: o retrato do defunto relembra a alma que visitará na noite de 2 de novembro.
  • Pintura ou figura das Almas do Purgatório: A imagem das almas do purgatório serve para pedir a saída do purgatório pela alma do defunto no caso de lá se encontrar;
  • Doce círio: Ainda que sejam poucos, têm que ser em pares, e preferivelmente de cor roxa, com coroas e flores de cera. Os círios, ainda mais se são roxos, são sinal de luto. Os quatro círios em cruz representam os quatro pontos cardiais, de maneira que a alma pode orientar-se até encontrar seu caminho.

Fonte completa (aqui).

terça-feira, 22 de maio de 2012

Yu Yu Hakusho (pelo mangaka Yoshihiro Togashi)







Quer 1 igual p/vc?
Então, me escreva: dias.prd@gmail.com


Projeto (Photoshop)

YuYu Hakusho, conhecido no Japão como Yū Yū Hakusho (幽☆遊☆白書? lit. "O Livro em Branco do Poltergeist") é uma série de mangá escrita e desenhada pelo mangaka Yoshihiro Togashi e posteriormente adaptada para um anime produzido peloEstúdio Pierrot.
No Japão o mangá foi publicado pela editora Shueisha, na revista Shōnen Jump, e posteriormente compilado em 19 volumes, entre 1990 e 1994, mas, em 2004, Togashi relança o mangá com novas capas, ilustrações e páginas coloridas, em 15 volumes. No Brasil foi publicado pela editora JBC entre 2002 e 2004, em 38 edições.
O anime, dirigido por Noriyuki Abe e co-produzido pela Tv Fuji, Yomiko Advertising e Estúdio Pierrot, consiste em 112 episódios exibidos originalmente no Japão pela Tv Fuji entre 10 de outubro de 1992 à 7 de Janeiro de 1995. A série começou a ser exibida no Brasil no final dos anos 1990 pela extinta Rede Manchete em março de 1997 trazido pela falida Tikara Filmes. Em 2004 foi reprisado com nova dublagem pelo Cartoon Network, hoje é exibido atualmente pela Ulbra TV. Desde abril de 2011, a TV Diário (Ceará) está exibindo o anime dentro do programa "Algodão Doce".
Em 2006 a série foi lançada em DVD no Brasil pela Playarte, com 4 boxes lançados nesse ano. Em 2008 a Playarte completou a coleção de DVD com os lançamentos da saga de Sensui (Portal Para o Mundo das Trevas ou Saga do Capítulo Negro) e da saga de Makai (Saga dos Três Demônios). Totalizando 9 boxes, 30 volumes separados.
Yu Yu Hakusho
幽☆遊☆白書
(Yū Yū Hakusho)
YuYu Hakusho volume 1.jpg

Capa do primeiro volume de Yu Yu Hakusho publicado pelaShueisha
GêneroShonenArtes marciais,Sobrenatural
Mangá
Yu Yu Hakusho
AutorYoshihiro Togashi
Editora(s)Japão Shueisha
Editora(s)
lusófonas(s)
Brasil Editora JBC
Outras editorasMostrar lista
RevistaWeekly Shōnen Jump
Data de PublicaçãoDezembro de 1990 - Julho de1994
Volumes19 (Lista de Volumes)
Anime
Yu Yu Hakusho
DireçãoAkiyuki ArafusaNoriyuki Abe
EstúdioEstúdio Pierrot
Exibição original10 de outubro de 1992 – 7 de Janeiro de 1995
Emissoras de TVJapão Fuji tv
Japão Animax
Emissoras LusófonasBrasil Rede Manchete
Brasil Rede TV!
Brasil Rede Bandeirantes
Brasil Cartoon Network Brasil Brasil TV Diário
Outras EmissorasMostrar lista
Filme
YuYu Hakusho: The Movie
PaísJapão
Ano de Lançamento1993
Corcolorido
Duração30
DiretorNoriyuki Abe
EstúdioEstúdio Pierrot
RoteiroYukiyoshi Ohashi
IdiomaJaponês
Código IMDB1119171
Filme
Yû yû hakusho: Meikai shitô hen - Honô no kizuna
A Batalha de Meikai - Laços de Fogo (BR)
PaísJapão
Ano de Lançamento1995
Corcolorido
Duração90
DiretorMasakatsu Iijima
EstúdioEstúdio Pierrot
RoteiroHiroshi HashimotoSukehiro TomitaYukiyoshi Ohashi
IdiomaJaponês
Código IMDB0203237
OVA
Yû yû hakusho: Eizô hakusho
DireçãoNoriyuki Abe
EstúdioEstúdio Pierrot
Lançamento1994
Nº de episódios2
Duração25
OVA
Yû yû hakusho: Eizô hakusho II
DireçãoNoriyuki Abe
EstúdioEstúdio Pierrot
Lançamento1995
Nº de episódios4
Duração25
Mangas,Jogos,Animes
Ver Lista de jogos de Yu Yu Hakusho
Projeto Animangá  · Portal Animangá


Enredo

Info Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo (spoilers).
A série conta a história de Yusuke Urameshi, um bad boy que morreu atropelado ao tentar salvar uma criança. Como seu ato foi inesperado por todos, principalmente pelo Mundo Espiritual, Yusuke teve a chance de voltar a viver quando decidiu salvar uma amiga de infância em troca de seu retorno ao Ningenkai. Ao retornar à vida na Terra, descobre que uma condição para o seu retorno era a de se tornar um Detetive Espiritual. Devendo se dedicar a combater os demônios do Mundo das Trevas que por um acaso venham a se infiltrar no Mundo dos Homens.
Sua primeira batalha é contra um grupo de bad boys que sequestraram o gato de Kuwabara, sob controle de um youkai, depois Koenma ensina o Rei gun para yusuke e tem uma missão difícil mas, resgatar os três objetos roubados do mundo espiritual o Espelho das trevas, Bola Gaki e Espada Kouma. O primeiro é resgatado derrotando gouki um youkai que come almas, o segundo é recuperado pois Kurama tinha boas intenções, queria apenas salvar a sua mãe o espelho realizaria seu pedido em troca de sua vida, yusuke dá sua vida junto com kurama e os dois sobrevivem. Já o terceiro objeto foi bem mais difícil. Yusuke trava uma batalha com Hiei que faz Keiko sua refem. Yusuke ganha num golpe de sorte atirando o Rei gun no espelho das trevas, refletindo-o diretamente para Hiei.
Depois disso Yusuke é obrigado por Koenma a ir em uma seleção para ser escolhido o novo discipulo para a mestra Genkai, que é uma humana com incríveis poderes espirituais. Na verdade sua missão é encontrar Lando, um youkai que coleciona doutrinas e mata os seus mestres. Lá Yusuke encontra Kuwabara que participa da seleção junto com ele. A primeira fase era um "sorteio", onde foram distribuitos tiras de papel e aquele que ficasse vermelho seria selecionado para a próxima fase, na verdade o papel mudava se cor de acordo com a energia espiritual da pessoa. Yusuke e Kuwabara passam por esse teste e se deparam com um salão de jogos na segunda parte, porém não eram jogos comums, mediam as capacidades de cada candidato. Já na terceira fase os candidatos devem passar por uma floresta perigosa, onde viviam seres perigosos. Kuwbara chega primeiro e Yusuke chega depois do tempo estipulado pois teve que lutar com o Rei dos morcegos no caminho.
A quarta parte é um mini torneio onde Kuwabara perde na semifinal para Lando que só revela sua identidade na batalha final contra Yusuke. Yusuke acaba ganhando a batalha num golpe de sorte onde Lando estava fazendo a reza do encolhimento, mas yusuke não ouviu a tal reza porque os ouvidos estavam tampados com limo, fazendo com que a reza fizesse efeito em Lando que encolheu, sendo derrotado por Yusuke, o mais novo discipulo de Genkai.
Depois que o treinamento com a mestra Genkai, Yusuke e kuwabara tem a missão de ir para o Além combater os monstros que estão enviando insetos para a terra que deixa as pessoas com aspectos de youkais. Os dois partem na missão e quando chegam ao além tem uma surpresa, Hiei e Kurama vão ajudá-los em troca da liberdade. Então eles entram no castelo do inimigo.
Os amigos de Yusuke o acompanham em sua trajetória. São eles Kazuma Kuwabara (um amigo de colégio com quem ele disputava brigas na rua, mas cuja relação ficou muito mais humana e sincera depois da morte de Yusuke), Kurama e Hiei, doisyoukais (demônios), que se aliaram a Yusuke.
Além dos 112 episódios para televisão, também foram lançados um OVA e um filme. Ambos não possuem ligação cronológica com a série de TV. O OVA narra a história de Yusuke e Kuwabara indo ao resgate de Koema, enquanto no filme, combatem os habitantes do Meikai (espécie de "Céu" do Mundo das Trevas), em defesa da Esfera do Poder.

Fonte completa (aqui).

quarta-feira, 9 de maio de 2012

She Bop - Cyndi Lauper







Quer 1 igual p/vc?
Então, me escreva: dias.prd@gmail.com



Projetos (Photoshop)
Quer 1 igual p/vc?
Então, me escreva: dias.prd@gmail.com




She Bop

Cyndi Lauper

We-hell-I see them every night in tight blue jeans--
In the pages of a blue boy magazine
Hey I've been thinking of a new sensation
I'm picking up--good vibration--
Oop--she bop--
Do I wanna go out with a lion's roar
Huh, yea, I wanna go south n get me some more
Hey, they say that a stitch in time saves nine
They say I better stop--or I'll go blind
Oop--she bop--she bop
She bop--he bop--a--we bop
I bop--you bop--a--they bop
Be bop--be bop--a--lu--she bop,
I hope He will understand
She bop--he bop--a--we bop
I bop--you bop--a--they bop
Be bop--be bop--a--lu--she bop,
Oo--oo--she--do--she bop--she bop
(whistle along here)...
Hey, hey--they say I better get a chaperone
Because I can't stop messin' with the danger zone
No, I won't worry, and I won't fret--
Ain't no law against it yet--
Oop--she bop--she bop--
She bop--he bop--we bop...


"She Bop" (PortuguêsEla bate) é uma canção co-escrita e gravada pela cantora estadunidense Cyndi Lauper no álbum She's So Unusual (1983), seu primeiro álbum solo. Foi o terceiro compacto simples lançado a partir daquele álbum.


Informação

A canção, que foi co-escrita por Lauper, causou muita controvérsia nos Estados Unidos devido ao conteúdo de sua letra. Apesar de nunca tratar diretamente do tema, a canção usa inúmeros eufemismos para a masturbação. Um pedaço da canção chega a brincar com a erônea crença popular de que a masturbação leva à cegueira. Isso foi uma estratégia utilizada por Lauper e pelos outros compositores para que a canção não fosse banida e pudesse tocar livremente pelas rádios do país. Aparentemente o plano deles funcionou, já que a canção apareceu em primeiro lugar na parada de rádio do país.
A controvérsia começou assim que o comitê Parents Music Resource Center (PMRC), formado por esposas de deputados e que queria que alguma medida fosse tomada para a censura musical no país, organizou uma lista com as quinze canções que consideravam as mais imorais. A décima quinta na lista era justamente "She Bop", que aparecia sob a acusação de promover a masturbação. Mais tarde, por pressão do PMRC, a Recording Industry Association of America adotou o selo "Parental advisory - explicit content" ("Aviso aos pais - Conteúdo explícito") em discos e compactos com conteúdos considerados impróprios para menores de idade.
Lauper causa controvérsia quando fala sobre a canção em entrevistas. Certa vez, disse que queria que as crianças pensassem que a canção fosse sobre dançar e que assim que fossem crescendo iriam começar a entender o sentido real da canção. Outra vez, no programa de Howard Stern, disse que gravou a canção completamente nua.

[editar]Videoclipe

videoclipe de "She Bop" foi dirigido por Edd Griles. Nele, Lauper aparece como líder do movimento de libertação sexual num local onde todos os jovens sofrem lavagem cerebral através de uma grande cadeia de sanduíches - uma mistura de McDonald's e Burger King. Em adicional, também faz inúmeras referências ao tema da masturbação em cenas como a da "moto que vibra", do "masterbingo" e do posto de gasolina "self-service" ("auto-serviço").

[editar]Sucesso

"She Bop" foi um sucesso em várias partes do mundo. No entanto, seu sucesso foi maior nos Estados Unidos, onde atingiu a primeira posição na parada de rádio e a terceira na parada da Billboard - que na época era feita apenas com o número de vendas do compacto. Na Austrália, atingiu a sexta posição na parada oficial. No Canadá, a quinta, e na Nova Zelândia, a sexta. A canção não fez sucesso algum no Reino Unido, tendo atingido a quadragésima sexta posição na parada oficial.

Fonte completa (aqui).